Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Força da vida - O ser ainda vivo, mais antigo do planeta

Para a maioria das criaturas, a vida é passageira. Tem insetos que vivem apenas 30 minutos. Os seres humanos vivem em média 60 ou 70 anos, algumas tartarugas chegam a 190 anos e algumas baleias alcançam cerca de 200 anos. Algumas plantas já são mais sortudas, sendo que suas vidas são muitas vezes mais longas que a dos animais. 

Cientistas suecos descobriram recentemente o que parece ser a árvore mais antiga do mundo.

Ela vem para desbancar o posto de outra árvore chamada de Matusalém, situada nas Montanhas Brancas da Califórnia e que data do ano 2832 a. C. (atualmente com 4843 anos). A recente descoberta apresenta a idade de 9954 anos, quase o dobro da anterior, tendo sua origem no fim era do gelo. Encontra-se situada na Montanha Fulufjället, na província de Dalarna na Suécia. Sua idade foi comprovada em testes com carbono 14.

Em princípio, imagina-se que a árvore mais velha do mundo seja muito alta e robusta, porém não é essa a realidade, pois apresenta um aspecto pequeno com galhos retorcidos. Os estudos concluíram que sua longevidade deve-se entre outros fatores ao forte vento que ocorre durante o inverno e força suas ramas para baixo, onde convertem-se em raízes. Na primavera uma nova rama nasce substitundo a anterior.